Ele Ainda Está Aqui no Teatro Renaissance

Com texto inédito e direção de Silvio Guindane, o espetáculo Ele ainda está
aqui está em cartaz no Teatro Renaissance até dia 24 de fevereiro de 2019. Com Emilio Dantas, Thelmo Fernandes e Omar Menezes no elenco, a peça traça umparalelo entre três vidas completamente distintas, que se cruzam para discutir seusrespectivos futuros a partir do que lhes resta no presente: uma herança.

Almeno morre aos 76 anos de um infarto e, assim como já vimos ao decorrer da vida, famílias que eram muito unidas se deterioram quando chega a hora do inventário. A diferença aqui é que nossos personagens se conhecem apenas nesse momento. José, Miguel e Francisco, três nomes de santos católicos, nomes comuns, com referências portuguesas, ou de colonização portuguesa. Aí é que está! José é brasileiro, Miguel é português e Francisco é angolano.

O que une estas três pessoas é o mesmo pai, ou melhor, a mesma herança. Os três não se conhecem e pouco conheceram o pai. Os filhos de Almeno Albuquerque da Silva, bon vivant, andarilho e poderoso empresário que sempre teve seus negócios espalhados pelo mundo, foram todos criados pelas suas devidas mães. Do pai, os filhos só têm vagas lembranças, fotos de quando eles eram muito pequenos e relatos de suas respectivas mães.
Um dia após o enterro do pai, José marca um jantar para os irmãos se conhecerem e, claro, para tentar resolver a divisão da herança de forma amigável. Porém, ao se encontrarem, revela-se que o que está em jogo é muito mais do que o dinheiro.

Além dos sentimentos e ambições de cada um, são derramados neste jantar os afetos não vividos, as histórias truncadas, a presença deste pai através de sua ausência constante durante toda uma vida. Isso tudo, apimentado pela falta de comunicação que se estabelece entre eles através das armadilhas da “língua”, as diferenças de dialeto entre um português, um brasileiro e um africano, ajudam a instalar a confusão. José é um empresário de lojas de varejo, que acaba de ir à falência com seus negócios, Miguel é um economista que larga tudo em Portugal no intuito de vir para o Brasil assumir as empresas do pai, já Francisco é um homem que regula de idade com os irmãos, porém sofre de uma doença psíquica, apesar de ser considerado uma pessoa “especial”. Francisco se mostra como a base deste triângulo e se revela realmente ESPECIAL. Doce, inteligente, observador e com uma visão de mundo muito mais profunda que os irmãos, Francisco não está ali pela saga da herança, ele faz com que os irmãos olhem de frente para as coisas mais importantes a serem discutidas e refletidas. O
que está em jogo ali vai muito além do dinheiro e leva o espetáculo para um caminho surpreendente, emocionante e arrebatador.

SERVIÇO
Ele Ainda Está Aqui, de Silvio Guindane
Teatro Renaissance – Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista
Temporada: de 4 de janeiro a 24 de fevereiro de 2019
Às sextas e aos sábados, às 21h30; e aos domingos, às 18h
Ingressos: R$ 90 (inteira) e R$45 (meia-entrada)
Telefone da bilheteria: (11) 3069-2286
Capacidade: 450 lugares
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Vendas de ingressos pelo site www.ingressorapido.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: