Farol Santander recebe mais de 300 mil visitantes em seu primeiro ano de funcionamento

§  Novidades em 2019 incluem a abertura do Bar do Cofre SubAstor, no subsolo do edifício, e mostra de arte imersiva com obra inédita de Regina Silveira e instalação do francês Serge Salat

§  Nos próximos meses, serão inaugurados três novos andares dedicados à gastronomia, tema que ganha força como um dos eixos temáticos do Farol

Farol Santander completa em 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo, seu primeiro ano de funcionamento, e já é um dos destinos mais procurados pelos moradores e turistas da capital: mais de 300 mil visitantes. E anuncia novidades ao público: a mostra de arte imersiva “Além do Infinito”, que será iniciada no próximo dia 22 (terça-feira) e, a abertura do Bar do Cofre SubAstor, no dia 01 de fevereiro (sexta-feira). Nos próximos meses, a gastronomia ganha força como um dos eixos temáticos do Farol, com a inauguração de três andares dedicados ao tema.

“Quando inauguramos o Farol Santander, tínhamos a ambição de ser uma referência para a cidade de São Paulo. Estamos no caminho certo: atingimos a marca de 300 mil visitantes e recebemos o reconhecimento do público e da crítica às nossas exposições”, afirma Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Agora queremos ir além, para sermos o agente indutor de um retorno das pessoas à região central da metrópole.”

Para 2019, a executiva antecipa alguns temas que irão inspirar as novidades do Farol. A começar pela gastronomia, evidenciada pela abertura do Bar do Cofre, que será operado pelo SubAstor – um dos estabelecimentos brasileiros mais conectados com as tendências da coquetelaria internacional, com casas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Dando sequência à programação cultural, a quarta exposição de arte imersiva a ocupar os andares 22 e 23 do edifício, “Além do Infinito”, apresentará ao público duas obras. No 22º, a artista visual Regina Silveira apresenta o trabalho UP THERE. No 23º andar, a instalação multissensorial Beyond Infinity, do artista, arquiteto e urbanista francês Serge Salat.

Em maio, após “Além do Infinito”, o Farol inaugura uma nova exposição de arte imersiva que ocupará os 22º e 23º andares, com o coletivo de arte TeamLab (Japão), cuja prática colaborativa busca navegar o encontro da arte, ciência, tecnologia e design. O coletivo explora em suas obras, que ficarão expostas até 03 de setembro, uma nova relação entre os seres humanos e a natureza através da arte. A curadoria é de Facundo Guerra.

Gastronomia

O Farol Santander inaugura o Bar do Cofre SubAstor. Instalado onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo (tombado pelo Patrimônio Histórico), desde a inauguração em 1947. O bar será ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários. A carta de drinks será assinada pelo premiado bar manager, Fabio la Pietra, que criou o especial The Hidden, em homenagem ao Farol Santander.

Além do Bar do Cofre SubAstor, três novos andares serão dedicados à gastronomia. O Boteco do 28, com previsão de abertura para março, será um restaurante inspirado nos bares e restaurantes de tapas espanhóis, com capacidade máxima para 92 pessoas. O 28º andar contará com um ambiente descontraído, com paredes de tijolos aparentes, madeira e acabamentos pretos.

Já o Restaurante do 29, no 29º andar, será inspirado nos “requintados” bares e restaurantes de São Paulo, com inauguração em abril. Com lotação de 130 pessoas, será um ambiente mais sofisticado, com paredes revestidas com aço corten, piso e detalhes em algumas paredes de porcelanato imitando, mármore branco e madeira.

No 31º andar, o Farol apresenta o LAB do 31, uma escola gastronômica para aulas e eventos relacionados à gastronomia. O espaço contará com 19 bancadas. A Electrolux está no projeto e nos forneceu todos os equipamentos.

Exposições Temáticas

A exposição Hebe Eterna entrará em cartaz no dia 19 de fevereiro, ocupando o19º e o 20º andares, onde hoje se encontra a mostra Trem das Onze – uma viagem pelo mundo de Adoniran.

A 3ª nova mostra temática do Farol Santander convidará o visitante a vivenciar um dia no universo de Hebe Camargo, com cenários inspiradores e parte de seu acervo pessoal. A exposição tem curadoria de Marcello Dantas e fica em cartaz até 02 de junho. A mostra passa por episódios como o início da televisão no Brasil, a TV Tupi em 1950, seus momentos pessoais mais importantes, sua profissão de fé na capela, as confissões de cabelereiro, a escolha da roupa, e segue até a gravação do programa e as noitadas cantantes em sua casa.

Com aposta em conteúdos digitais interativos, como o ato de sentar no sofá da Hebe, por exemplo, a curadoria prepara uma vivência surpreendente, unindo o carisma da madrinha da TV a tecnologias que permitem uma experiência realista.

No dia 02 de julho, será aberta, pela primeira vez no Brasil, uma grande exposição voltada à tipografia. A mostra Riscos e Rabiscos ocupará os 19º e 20º andares e ficará em cartaz até 03 de novembro. A exposição, com curadoria de Leonardo Kaz, contará a história da tipografia desde a caligrafia chinesa até o grafite urbano.

Para finalizar o ciclo de exposições de 2019, o 19º e o 20º andares abrigarão a exposição Etnos – Faces da Diversidade. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra, que fica em cartaz até fevereiro de 2020,contará uma história da diversidade humana por intermédio de uma extensa coleção composta por máscaras que transcendem relações temporais e geográficas. As máscaras serão exibidas em suas formas originais e também projetadas em movimento. Foram selecionadas as figuras que permanecem vivas em seus núcleos culturais e representam a diversidade e a expressão.

Arena do 8 – Empreendedorismo, Moda, Cultura e Gastronomia

No decorrer do ano, os debates dedicados à cultura (1º e 2º sábado do mês), moda (3º sábado do mês) e gastronomia (4º sábado do mês) darão o tom da programação da Arena do 8.

No sábado, (19/01), acontecerá o primeiro encontro de Moda de 2019, em parceria com SPFW, posicionando o Santander como o Banco da Moda. Na oportunidade, receberemos a estilista Patricia Bonaldi, com o tema: Liberdade sem limites – Ousadia e tradição no empreendedorismo da moda.

No dia 26/01 (sábado), O Farol Santander realiza o primeiro debate dedicado à cultura. Com temas que tratem das exposições em exibição e com a participação dos artistas e/ou curadores. Os artistas da exposição “Além do Infinito”,Regina Silveira e Serge Salat, abordarão sobre suas respectivas obras e carreiras, provocando a reflexão sobre possíveis novas realidades.

Em 16 de fevereiro (sábado), o DJ e produtor musical Zé Pedro falará sobre a relação indissociável entre moda e música.  Em 16 de março (sábado), a Arena recebe Leo Picon, modelo, youtuber e infuenciador digital, que abordará o uso de sua influência no mundo virtual para negócios reais.

Já para os encontros gastronômicos, Luiz Américo e Joana Munne trabalham juntos na curadoria. Serão sábados com chefs que inspiram por suas trajetórias, e dividirão experiências em duas horas de conversa com o público, com abordagem sobre suas ideias e vivências no cenário gastronômico.

Profissionais já conhecidos e jovens promissores irão se alternar na programação, de acordo com a proposta da curadoria. O processo empreendedor de aproximação entre chefs, grandes e pequenos produtores e o consumidor final, serão temas recorrentes nos encontros.

SERVIÇO – FAROL SANTANDER

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 09h às 20h (terça a sábado) / 09h às 19h (domingo)

Ingressos: site do Farol Santander e bilheteria física no local

Horário Bilheteria: 09h às 19h (terça a sábado) / 09h às 18h (domingo)

Ingressos: – R$ 20 (visitação completa ao Farol Santander)

Capacidade por andar: 60 pessoas

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – masculino e feminino (2º andar, 8º andar, 21º andar, 22º andar, 23º andar e no 26º andar)

Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso

Saídas de emergência

Funcionamento Bar do Cofre por SubAstor: de quinta à sábado, das 17h à 01h

Entrada Bar do Cofre por SubAstor: Rua João Brícola, 24

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: