Minha unha caiu, como tratar?

Recebi essa sugestão de pauta e achei interessante postar, pois eu mesma já tive problema com onicomicose e foi bem difícil encontrar um tratamento que fosse eficaz.

É muito comum ouvirmos falar sobre casos de micoses e unhas encravadas, entretanto, mais comum do que imaginamos, são os casos de perda total da unha por infecção fungosa ou traumas e lesões.

Nessas horas, as dúvidas de como agir em relação à unha que está prestes a cair são muitas. “A retirada total da unha deve acontecer quando ela fica pendurada por um ponto ou, então, a critério médico”, explica o enfermeiro da Membracel, Antônio Rangel.

A professora particular de inglês, Alice Bastos, passou pela experiência de perder as unhas. Quando foi dar comida aos seus cachorros, tropeçou em uma cerca de ferro e teve as unhas dos dois dedões do pé praticamente arrancadas. “A dor foi imensa, sangrou muito. Elas infeccionaram um pouco, ficaram roxas e caíram de 5 a 7 dias depois. Cuidava intensamente para que o problema não se agravasse, procurando lavar sempre e colocando algum tipo de antibactericida para mantê-las protegidas”, relata Alice.

Segundo o enfermeiro Antônio Rangel, esta proteção do local que está sem a chamada lâmina ungueal (a porção rígida e translúcida) é extremamente importante para a saúde da nova unha que irá nascer. “Uma boa indicação para o tratamento da lesão pós extração total  são curativos como a membrana regeneradora Membracel, que protegem o leito da unha proporcionando diminuição da dor, evitando a aderência da gaze e promovendo uma rápida cicatrização”, sugere Rangel.

Atenção

Além das infecções fungosas, conhecidas como onicomicose, que por meio da ação de fungos pode levar ao descolamento da unha, e dos traumas e lesões que podem acometer as unhas, o uso de sapatos apertados também pode prejudicá-las. “Unhas grandes podem bater no sapato repetidamente, formando uma lesão a longo prazo”, alerta o enfermeiro da Membracel.

Portanto, fique atento aos cuidados no caso de perda da unha: limpe a ferida, aplique pomada cicatrizante e cubra a área posteriormente com um curativo que não toque a ferida, para não irritá-la quando for retirá-lo. Procure orientação médica ou de um enfermeiro e monitore constantemente a cicatrização e, se a dor aumentar, procure novamente um profissional de saúde.

Sobre a Membracel: Criada em 2000, a Membracel Produtos Biotecnológicos é uma empresa referência em seu segmento. O produto – exclusivo da empresa – foi desenvolvido com base no resultado de pesquisas de biotecnologia. A membrana atua como um substituto temporário da pele para casos de falta da epiderme ou da derme, como em queimaduras e úlceras. O produto é utilizado em hospitais e unidades de saúde em todo o país.

Não é publieditorial. Release recebido de Literato Comunicação e Conteúdo e publicado gentilmente pela blogueira.

23 thoughts on “Minha unha caiu, como tratar?

    • junho 2, 2020 em 8:50 am
      Permalink

      Gostaria muito q me ajudasse a minha unha do pé apareceu um roxoo e começou a querer cair e eu não esperei ela cair e agora ela ta toda feiaa oque eu faço pra ela crescer igual estava antes me ajudeeem!

      Resposta
      • junho 8, 2020 em 7:28 pm
        Permalink

        Olá Tainara,
        Estou usando um remédio chamado Ciclopirox de olamina, pra mim deu bastante resultado, mas o ideal é que vc procure um podólogo pra analisar se é o caso, ok?
        Bjs

        Resposta
  • fevereiro 2, 2017 em 9:56 am
    Permalink

    Gostaria muito que me ajudassem minha unha da mão caiu e os meus dedos estão endurecido o que fazer ajudem me por favor.

    Resposta
    • fevereiro 2, 2017 em 10:24 am
      Permalink

      Puxa Cleidiomar, o ideal seria você procurar um ortopedista ou até mesmo uma podóloga pra verificar a causa destes sintomas. No meu caso, a unha caiu devido a uma onicomicose e, depois do tratamento, nasceu sem a doença.
      Boa sorte!

      Resposta
  • fevereiro 17, 2017 em 9:34 pm
    Permalink

    Minhas unhas dos dois dedões do pé caiam e estão escura e não estao crescendo. como que faço para ter minhas unhas saldáveis novamente ?

    Resposta
    • fevereiro 20, 2017 em 6:28 pm
      Permalink

      A melhor forma é indo a uma dermatologista que vai te pedir os exames e descobrir o que ocasionou a queda da sua unha.
      Assim ele passa a medicação e suas unhas devem voltar a crescer!
      Abs,
      Paula

      Resposta
    • setembro 18, 2020 em 11:03 pm
      Permalink

      Olá, bati minha unha do dedo mindinho do pé no sofá e depois de um tempo ela caiu totalmente. Ela vai crescer novamente, existe algum tratamento que eu possa fazer?

      Resposta
  • fevereiro 26, 2017 em 1:32 am
    Permalink

    Olá. Muito interessante o post. Eu acabei fechando a porta do carro no meu dedo e minha unha acabou partindo embaixo e caiu. Demora muito até ela crescer novamente? Já faz quase um mês e ainda não tenho sinal de uma unha nova.

    Resposta
  • março 10, 2017 em 9:03 pm
    Permalink

    Bati meu dedão do pé e a unha acabou caindo,por quanto tempo devo fazer os curativos? E nesse caso,a membrana Membracel é recomendável?

    Resposta
  • maio 30, 2017 em 11:23 am
    Permalink

    Ola bom dia tive que extrair minha unha o que eu devo passar passar qual os cuidados para que ela nasce perfeita

    Resposta
  • setembro 29, 2017 em 10:19 am
    Permalink

    Minha unha ficou com espécie de unheiro e roxeou e depois acabei rancando pois ficou oca. Agora parece q ela está crescendo escura, o q eu faço. Estou desesperada kkkkk

    Resposta
    • outubro 4, 2017 em 2:40 pm
      Permalink

      Oi Val, eu estou usando um remédio chamado Ciclopirox que é vendido na farmácia.
      Minhas unhas tinham micose e estão crescendo boas, experimenta!

      Resposta
    • outubro 20, 2020 em 12:19 am
      Permalink

      Olá,meu filho de 3 anos,prendeu o dedo indica no carrinho de feira,aqueles que são de ferro(antigo) não ficou roxo,mas depôs de 1 semana a unha estava presa somente pela cutícula,eu tirei fora,pq ele estava colocando o dedo toda hora na boca,enfim passou 2 meses do ocorrido e nada da unha crescer,a “carne”do dedo está meio de amassada em dividida em dois,mesmo assim será que nasce novamente?

      Resposta
  • outubro 2, 2017 em 10:01 pm
    Permalink

    Minhas unhas da mao estao c micose ja tentei de tudo e nada. Vou deixa-las cair é a melhor opção?… Sera que vao nascer corretamente?

    Resposta
    • outubro 4, 2017 em 2:40 pm
      Permalink

      Oi Alcione, eu estou usando um remédio chamado Ciclopirox é uma solução, que é vendida na farmácia.
      Minhas unhas tinham micose e estão crescendo boas, experimenta!

      Resposta
  • junho 23, 2018 em 4:27 pm
    Permalink

    Estou com algum tipo de fungos nas unhas dos dois dedão do pé
    Primeiro ao redor do dedo fica vermelho e começa doe do nada doe muito e fica cada vez mais vermelho
    Depois de de uns três dias está cheio de pus ae eu corto limpo e ela fica seca e caí e nasce outra
    Depois de algumas semana começa tudo de novo
    Já tentei vários remédio pra unha mas resolve temporário
    O que faço?

    Resposta
  • junho 25, 2019 em 11:09 am
    Permalink

    Olá, minha unha da mão está com uma micose, está soltando, acho que vai cair, dói um pouco principalmente quando mexo com sabão. Como curar? Pode me ajudar?

    Resposta
  • agosto 21, 2019 em 8:12 am
    Permalink

    Minha unha do pé estava perfeita, até eu usar sapato fechado durante mas de 12hrs seguido, quando tirei o sapato minha unha estava roxa, inchada, parece que estufou e extremamente dolorida. O que pode ter acontecido?

    Resposta
  • janeiro 27, 2020 em 4:54 pm
    Permalink

    Por favor me ajuda minha unha do pe esta rancando so de uma parte so q ai n sei se tenho q rancar ela toda mas se ela rancar so do lado q to falando e a do lado ficar sera q acaba de crescer ou tenho q deixar q cair tudo??E ela demora quanto tempo pra crescer me respondeeeeeee pfvvvvvvto com muito medooo

    Resposta
    • fevereiro 5, 2020 em 9:28 am
      Permalink

      Olá Jussara, tudo bem?
      Perguntei pra minha podóloga e ela disse o seguinte:
      “Acredito que seria melhor ela arrancar toda a unha para que possa crescer por inteiro, mas pode ser que venha a crescer com um pouco de trauma, isso quer dizer que talvez ela não volte a ser como antes, mas pelo menos ela crescerá por inteiro.” Se vc quiser o contato dela me fala que te passo. Boa sorte!

      Resposta
  • maio 27, 2020 em 1:36 pm
    Permalink

    Oi minha unha do dedao sempre fica descolada e amarela no cantinho eu corto e cresce do mesmo jeito.dessa vez cortei ela e arranquei esse pedaco que nasce assim praver se nasce normal. Que pode ser isso ? E quanto tempo ela crescera denovo ?

    Resposta
    • maio 27, 2020 em 11:46 pm
      Permalink

      Oi Julie,
      Geralmente unha descolada acaba sendo uma porta de entrada para fungos, é importante procurar um podólogo pra examinar e te dar um diagnóstico mais preciso.
      Bjs

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: