Chocolate Bean-to-bar: especial para chocólatras!

Você sabia que chocolate na verdade é um alimento muito saudável, mas a maioria das barras que compramos em supermercado nem poderia ser chamada de chocolate pela baixíssima porcentagem de cacau?

E você sabia que o Brasil (e não a Suíça ou a Bélgica) pode ter os melhores chocolates do mundo? Você sabia que o chocolate, assim como vinho, traz o gosto da sua origem — o terroir?

Para responder a essas e outras questões, o portal e agência de eventos São Paulo Saudável realiza no dia 23 de novembro um evento inédito, em parceira com a Mestiço Chocolates. A noite contará com um bate papo com o Chocolate Maker, Rogério Kamei, uma visita à produção artesanal deles e uma degustação e harmonização com café e vinho (também de origem).

A Mestiço Chocolates é uma das novas (porém ainda poucas) marcas no Brasil que fazem um chocolate bean-to-bar. Ou seja, eles mesmos fazem todas as etapas da produção: plantam e selecionam o cacau, o torram, descascam manualmente, moem,elaboram as próprias receitas, embalam e até distribuem e vendem. Isso é possível porque eles mesmos plantam o cacau que usam em sua fazenda na Bahia. Além disso, suas barras são desenvolvidas com apenas dois ingredientes: cacau e açúcar. Uma produção muito diferente da lista interminável de ingredientes que se vê nos chocolates de supermercado. A única exceção para isso é sua barra de chocolate ao leite, e de café, que tem estes ingredientes adicionados.

Isso garante, além do sabor, saúde, mas não só do indivíduo, assim como de toda cadeia produtiva. Hoje a principal ameaça ao cacau não são pragas, mas sim as próprias empresas de produtos alimentícios. Isso mesmo. No Brasil, a ANVISA pede que o chocolate tenha um mínimo de 25% de cacau, mas na prática encontramos menos — e acabamos comendo não chocolate, mas “gordura hidrogenada sabor cacau”. Isso cria uma desvalorização do fruto e desinteresse de cultivo na parte dos produtores. Com isso a cultura do cacau, que é baseada em conhecimento e trabalho manual está se perdendo. Por isso mesmo o governo está debatendo aumentar a porcentagem obrigatória de cacau nos chocolates, que na maioria dos países da Europa é acima de 35%.

Além disso, a Mestiço faz parte de um novo movimento que busca recuperar o chocolate artesanal, autoral e de origem. São pessoas que querem que seu produto tenha o sabor e a personalidade do produtor, e que acreditam, com razão, que o Brasil possa ser um dos melhores produtores de chocolate do mundo. Isso porque entre os 50 melhores produtores de cacau do mundo, 5 são brasileiros, mas quase toda produção de qualidade é usada para exportação e vai acabar muitas vezes em chocolates belgas e suíços que a gente tanto acha excelente.

“Então, sabe quando você vai comprar Vinho ou Café, e lê “Bordeaux”, “Estate Bottled” ou “Alta Mogiana” e “Fazenda Tal_e_Qual”? Já percebeu que poucos chocolates têm este tipo de indicação? Significa que a maioria dos chocolates que você come são com cacau de origem indeterminada, ou seja: por mais caros que sejam, o fabricante não consegue pôr a mão no fogo pela qualidade.

O que o evento irá abordar?

• Saber o que é chocolate Bean to Bar: da plantação à barra

• Aprender como funciona uma plantação de cacau

• Quais os processos para virar uma barra?

• Porque o Brasil pode sim ter os melhores chocolates do mundo

• O que vai no chocolate e porque chocolate artesanal é um produto completamente diferente do chocolate comum do supermercado

• Chocolate tem não só tipo, mas terroir

• Pequena harmonização com vinho e café

E quem não ama chocolate, não? O ruim é engolir como alguns chocolates são feitos por aí. Entre gordura hidrogenada e denúncias de trabalho escravo fica difícil comer chocolate tranquilamente. A boa notícia, é que tem gente trabalhando para mudar este cenário, cultivando cacau e produzindo chocolate de excelente qualidade. Para participar do evento no dia 23/11 basta se inscrever pelo email eventos@saopaulosaudavel.com.br (vagas limitadas).

 

SERVIÇO

Quando? Quinta, 23/11, às 19h30

Onde? Mestiço Chocolates | Rua Baluarte, 528 – Vila Olímpia

Quanto: R$165

Inscrições: eventos@saopaulosaudavel.com.br

leticia@saopaulosaudavel.com.br

11 9 9449 1124

 

São Paulo Saudável

O São Paulo Saudável é um portal que facilita a vida dos paulistanos adeptos da vida saudável, organizando e divulgando toda a agenda relacionada ao universo na cidade. De treinos a cursos, restaurantes e feiras, queremos compartilhar inteligência e contribuir para que mais pessoas possam viver um novo ponto de vista: o saudável autêntico. www.saopaulosaudavel.com.br

Mestiço Chocolates

Nós, da Mestiço Chocolates, cultivamos o cacau de forma tradicional, com base no tripé da sustentabilidade (Social, Ambiental e Econômica), há três gerações e há mais de 40 anos na Fazenda Bonança, em Itacaré – Bahia. Separamos nosso melhor cacau, em blends e varietais, e elaboramos o chocolate em pequenas bateladas na nossa micro-fábrica em São Paulo – SP.  Com isso, conseguimos não apenas manter as características de cada lote de cacau e traduzi-las no sabores e aromas dos chocolates, mas também podemos adaptar e criar novas receitas exclusivas para clientes e parceiros http://www.mesticochocolates.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: