Cosméticos

DIY: Encapando a cúpula do abajour

Começo de ano e eu to com uma super vontade de modificar a casa toda! rs

É sempre assim, o ano novo costuma nos dar essa sensação de vida nova, tudo novo e a gente acaba querendo colocar em prática os projetos que sempre deixa pra depois… E se você está enjoada de ver todo dia o mesmo abajour com a mesma cara, seus problemas acabaram. Um pedaço de tecido, cola e pouquíssimo trabalho você consegue transformá-lo!

Vamos ao passo-a-passo que é bem simples, mas tão fácil, que com certeza você vai se inspirar pra fazer a transformação do seu abajour.

material-pap-abajour

Materiais necessários:
. cúpula de abajour
. tecido de algodão
. cola branca
. tesoura para tecido e/ou estilete circular
. rolinho de espuma e pincel
. régua
. base de corte (opcional)

1º passo – Separe a cúpula do abajour que deseja encapar, neste PAP escolhemos este abajour cilíndrico forrado originalmente de tecido preto.

cupula-preta_

2º passo – Escolher um tecido para este fim. Acho que a parte mais difícil é  “tentar” decidir-se qual a estampa quer usar. Aqui vamos usar a estampa preto e branco para este abajour e o floral colorido em outro trabalho. Esses tecidos lindos foram comprados na Quilteria Patchwork (site aqui)

tecidos

3º passo – Para uma cúpula cilíndrica, você deve medir a altura da cúpula e acrescentar uma sobra de tecido, em cima e embaixo, para o acabamento que será feito posteriormente. O comprimento deve dar a volta completa na peça com uma sobre de 1,5 a 2 cm.

cupula-tecido-pap-abajour

4º passo – Com o rolinho de espuma, passe uma camada de cola sobre o antigo tecido do abajour. Cuidadosamente coloque o tecido sobre a cola e com as mãos ou uma espátula ajude na fixação, lembrando-se de centralizar deixando sobras iguais de ambos os lados.

tecido-cupula-pap-abajour-prendedor

5º passo – Depois de dar a volta toda no abajour, faça uma dobrinha de mais ou menos 1,5 cm no tecido para obter um acabamento perfeito.

cupula-dentro-pap-abajour

6º passo – Cortar a sobra de decido deixando-o com 1,5 cm em cada borda.

cupula-encapada-pap-abajour

7º passo – Forração finalizada.

E então, o abajour que era preto, ficou lindo e pimpão com esse tecido estiloso. Gostaram?

pap-abajour-pronto

Quero aqui agradecer a minha querida amiga Rosalina, que é professora e artesã e faz trabalhos lindos de scrapbooking. Sem a ajuda dela esse trabalho não teria sido possível, pois apesar de ser fácil de fazer, tem alguns segredinhos que só quem tem experiência pra saber, né?

Para conhecer mais do trabalho dela você pode acessar o blog clicando aqui e aproveitando pra curtir a página dela no Facebook clicando aqui

Gostaram do resultado? Me conta nos comentários, vou adorar saber 🙂

assinatura_paulika

4 thoughts on “DIY: Encapando a cúpula do abajour