Variedades

Em busca da aliança perfeita

Quem namora ou está pensando em casar vive as voltas com esse assunto: qual tipo de aliança escolher?

Tem aliança de compromisso, anel de noivado e aliança de casamento nessa lista e aí surge as dúvidas sobre o formato, o material e até se vai ter algum detalhe ou será lisa.

Qual a diferença entre anéis de noivado e alianças?

Embora as duas joias simbolizem o amor entre um casal, elas possuem significados diferentes e, geralmente, são utilizadas em momentos distintos do relacionamento.

O anel de noivado é uma joia que representa o pedido de casamento: a passagem do namoro para o noivado.

Esta é a joia que simboliza a grande surpresa do momento romântico em que o futuro noivo fica de joelhos diz: “você quer se casar comigo?”. Já as alianças simbolizam outro momento: o casamento. Ela já disse sim e agora não é mais hora de surpresas, mas de planejamento.

A tradiçao em usar alianças e anéis de noivado

O anel de noivado e a aliança de casamento são usadas no dedo anelar, e a explicação é que em tempos antigos as pessoas acreditavam que esse dedo tem uma veia ou nervo que tem uma ligação direta ao coração.

Quanto à mudança do anel da mão direita (no caso do noivado) para a mão esquerda (no casamento), existem duas teorias: uma afirma que a mão esquerda representa a submissão em relação ao cônjuge; a outra afirma que quando se casam,  o anel passa para a mão esquerda porque esta se encontra mais perto do coração.

Curiosidade

No passado as alianças não eram consideradas somente um sinal de amor, mas também eram relacionadas com o dote que a noiva trazia para o casamento, que muitas vezes era negociado pelos pais dos noivos. É, pois uma relíquia do tempo em que os casamentos eram considerados um negócio um contrato entre famílias, a fim de garantir a segurança econômica do casal. Interessante, né?

E você pretende manter a tradição do uso de alianças no seu relacionamento? Se sim eu super indico as Lojas Rubi para escolher o modelo perfeito com preço que cabe no bolso. Eu quero renovar meus votos e pretendo escolher as minhas lá.

Depois venham aqui me contar qual modelo escolheram, vou adorar saber!