O PROFESSOR SUBSTITUTO, de Sébastien Marnier no cinema

Distribuído pela Supo Mungam Films, o thriller francês O PROFESSOR SUBSTITUTO foi uma das grandes surpresas da 10ª edição do Festival Varilux, estreia dia 25 de Julho nos Cinemas.

São Paulo, junho de 2019 – O novo filme de  Sébastien Marnier (Irrepreensível, 2016) aborda questões políticas como os problemas ambientais mundiais e o terrorismo, através do olhar e da angústia dos jovens no mundo contemporâneo.

A história é baseada no livro “L’heure de la sortie”, primeiro romance de Christophe Dufossé  publicado em 2002 e vencedor do “Prix du Premier Roman”, prêmio literário francês concedido a um romancista inédito entre 18 e 30 anos.

Em O PROFESSOR SUBSTITUTO, a história se passa em um colégio onde, após um professor cometer suicídio, alguns dos alunos apresentam um comportamento no mínimo estranho ao não demonstrarem sentimento algum pela morte do educador.

Pierre, o professor substituto de francês, percebendo essa atitude deste grupo de seis alunos, decide tentar descobrir qual o segredo por trás disso, indo da curiosidade à obsessão em um intenso thriller que apresenta uma reflexão muito interessante sobre a nossa sociedade contemporânea.

O filme foi muito bem recebido pela crítica internacional, além de ter sido dos destaques da 10ª edição do Festival Varilux aqui no Brasil. Conta com grandes atuações, incluindo um excelente trabalho do ator Laurent Lafitte (Elle, 2016), uma interpretação impressionante da jovem atriz Luàna Bajrami (Retrato de Uma Jovem Em Chamas, 2019)Pascal Greggory (Piaf, 2007) e Emmanuelle Bercot, vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes em 2015 por “Meu Rei” (Mon Roi, 2015).

A trilha sonora original foi composta pela banda francesa ZOMBIE ZOMBIE, que procurou manter as características marcantes em seu trabalho, como longos momentos instrumentais gravados com sintetizadores analógicos com acompanhamento de bateria e percussão.

SINOPSE: Um professor, de um respeitado colégio, se joga da janela sob os olhares assustados de seus alunos. Seis deles não demonstram sentimento algum. Pierre, o professor substituto de francês, rapidamente nota o comportamento estranho deste grupo de seis alunos, que são extraordinariamente inteligentes e admirados por todos os professores. Da curiosidade à obsessão, Pierre tentará descobrir o segredo destes jovens.

O PROFESSOR SUBSTITUTO
Um filme de Sébastien Marnier