Você está no seu peso ideal?

imcO método mais preciso para determinar se a pessoa está gorda ou obesa, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é a medição do percentual de gordura corporal. Essa medição deve ser feita por um profissional qualificado, geralmente nutricionista ou endocrinologista, utilizando um medidor de dobras cutâneas. Porém existe ainda uma outra medida que pode definir o grau de obsesidade de uma pessoa: o IMC ou Índice de Massa Corporal.

Através do cálculo de IMC é possível saber se está acima ou abaixo dos parâmetros de peso ideal ou saudável para a sua estatura. Essa é uma fórmula padrão de medida internacional para identificar, o grau de obesidade de uma pessoa para que esta possa analisar como anda o aspecto de sua saúde.

Mas como calcular o IMC?

É um método bem simples, no qual qualquer pessoa pode obter uma indicação, com um bom grau de aproximação, se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso. É através dos valores do peso e altura, que se faz o cálculo do IMC. A fórmula relaciona a altura com o peso do corpo de um indivíduo. Assim, conforme o resultado do Índice de Massa Corporal, pode-se classificar qual a sua situação diante da balança.

Para calcular o IMC, basta utilizar a seguinte fórmula:

IMC = Peso / (Altura)²

Para utilizar uma calculadora de IMC online, clique aqui.

Como Interpretar o Índice de Massa Corporal?

Se o resultado estiver dentro dos valores abaixo do peso, é necessário procurar aumentar de peso para evitar a desnutrição, pois um organismo desnutrido não tem condições de trabalhar bem em todas as suas funções.

Se o resultado estiver dentro dos valores de peso ideal ou peso saudável, parabéns! Lembrando da importância em se manter uma alimentação adequada e de praticar exercício físico regularmente. Eles ajudam a manter a saúde e o bem-estar, e auxiliam na manutenção do peso ideal. O IMC ideal ou saudável deverá situar-se na média de de 22 para mulheres e 23 para homens.

Se o resultado estiver dentro dos valores acima do peso, este é um fator preocupando pois neste grupo estão inseridas pessoas com grandes probabilidades de desenvolver doenças como a diabetes e a hipertensão, entre outras. Procure reduzir o seu peso, procurando um médico ou nutricionista.

Se o resultado estiver dentro dos valores de obesidade, o risco de problemas de saúde é bastante elevado, e a probabilidade de complicações metabólicas é grave. Procure um médico o quante antes para que o mesmo solicite uma avaliação geral e conduza o seu tratamento para perda de peso da forma mais adequada para o seu organismo.

tabela-imc

Para conseguir um balanço energético negativo, a receita mais eficaz é reduzir a ingestão alimentar e aumentar a atividade física, sempre com acompanhamento profissional. De nada adianta fazer milhares de dietas e acabar caindo no chamado “efeito sanfona”.

** Este cálculo não se aplica a crianças, idosos e atletas.**

Calcular IMC ou Índice de Massa Corporal ajuda a definir o grau de obesidade de uma pessoa, segundo a Organização Mundial da Saúde. Através do cálculo de IMC é possível saber se está acima ou abaixo dos parâmetros de peso ideal ou saudável para a sua estatura.

10 thoughts on “Você está no seu peso ideal?

  • fevereiro 23, 2010 em 11:16 am
    Permalink

    Esse lance de IMC e furada..!!

    Isso não se aplica a alguns tipos de atletas..

    tenho 1,75 e 91 kilos.. ( músculos ) !! pela tabela eu estaria com 29 .. Excesso de Peso.

    Mas para pessoas normais.. !

    A tabela e totalmente funcional.

    T+!

    Resposta
  • fevereiro 23, 2010 em 11:17 am
    Permalink

    Putzz..!! corrigido..!

    Nao tinha lido a ultima linha :S rsrr foi malz rsrsr

    Resposta
  • fevereiro 23, 2010 em 11:29 am
    Permalink

    Olá Rodrigo, obrigada pelo comentário!
    É verdade, está escrito na última linha 😉

    Abraço,
    Paula

    Resposta
  • fevereiro 24, 2010 em 6:00 pm
    Permalink

    ele funciona pra adolecentes? (14 anos) Por que se não, eu estaria uns a kg abaixo do peso :S

    Resposta
    • fevereiro 24, 2010 em 6:05 pm
      Permalink

      Olá July,

      Sim, este índice na verdade é mais ou menos uma base para saber qual a sua situação de peso atual, mas se o resultado te deixou em dúvida, é sempre bom vc consultar um médico.

      Obrigada pelo seu comentário!

      Abraço,
      Paula

      Resposta
  • fevereiro 25, 2010 em 11:55 am
    Permalink

    Como que eu faço pra ver o meu peso se a tabela começa com 60 e eu peso somente 52??? Bjos

    Resposta
  • abril 22, 2010 em 1:06 am
    Permalink

    Na verdade, o uso de paquímetros para medir pregas cutâneas é um método muito falho para determinar o percentual de gordura corporal. O melhor método é o da bioimpedância.

    Atualmente considera-se o IMC ideal para adultos como 18,5 a 25, mas repare que isso varia de acordo com a idade da pessoa. Mais sobre isso em meu artigo sobre como saber se você está acima do peso ideal.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: