Linhaça: aposte nessa semente!

Por Janaína Macedo

Que a linhaça é excelente para a saúde já sabemos. Podemos encontrá-la facilmente em supermercados, tornando fácil o consumo dessa semente tão falada.

A Nutricionista Fabiana Borrego explica as vantagens de incluir a linhaça em nossa alimentação:

“Não é de hoje que se fala dos benefícios dessa semente. Há desenhos da linhaça em tumbas egípcias datadas de antes de Cristo. Na Idade Média a semente chegou a ser uma espécie de amuleto contra a feitiçaria. Hoje, suas sementes perderam a velha fama de afastar as bruxas, em compensação, ganham prestígio por serem capazes de prevenir e ajudar a combater diversas doenças.

A linhaça é uma semente repleta de benefícios, como combater o colesterol “ruim” o famoso LDL, reforça as defesas do organismo, ajudar a tratar o diabete, alivia os sinais da menopausa, evita o aparecimento de tumores na próstata e nos ovários, além de ser muito auxiliar no tratamento da constipação intestinal.

Quando o problema é a constipação intestinal, a ingestão diária pode auxiliar e muito no tratamento, 2 colheres de sopa diariamente pode fazer milagres, em forma de semente ou de farinha. A linhaça é rica em fibras insolúveis, que não são digeridas pelo nosso organismo e consequentemente, serão grandes auxiliares no trânsito intestinal.

Já quem tem o colesterol alto e está fugindo do consumo de alimentos com alto teor de colesterol, podem substituir o ovo de preparações, como bolos e pães, pela linhaça. O preparo é bem simples, basta substituir um ovo pela receitinha: 1 colher de sopa de semente de linhaça e 1 xícara de chá de água e deixe cozinhar em fogo baixo, assim que essa mistura ferver, é só bater no liquidificador e usar na receita em substituição ao ovo. A linhaça além de ser auxiliar para o tratamento do colesterol entrando como substituta do ovo, ajuda por conter os ácido graxos ômega 3 e 6.

Tanta proteção é resultado da ação de uma substância chamada lignana. Essa substância é grande aliada para as mulheres na época da menopausa, pois ela participa com sucesso de algumas reações celulares, fazendo as vezes dos hormônios que começam a ficar escassos, como e estrógeno. As sementes também são fontes de ácido linolênico, essencial para a composição das moléculas da hemoglobina, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e glicose na corrente sanguínea.

A casca da linhaça que é rica em proteínas, minerais e vitaminas. Entre as vitaminas presentes na linhaça o destaque vai para a vitamina E, que contribui para evitar o envelhecimento precoce.

O consumo diário da linhaça, que pode ser a escura como a dourada, deve ser de até 5 xícaras de chá por dia.”

São muitos os benefícios! Basta lembrar de incluir a linhaça na lista de compras do supermercado e usar a criatividade no preparo de alimentos!

Algumas sugestões:

– Polvilhar a linhaça em frutas;
– Incluir em vitaminas ou sucos de frutas;
– Preparo de bolos, biscoitos e pães;
– Usar em forma de pó em caldos de feijão, sopas e cremes depois de prontos.

Nesse último caso, em forma de pó, eu trituro no liquidificador a quantidade desejada, mas não muito, ao invés de comprá-la já na versão pó.

Receitinha fácil

Bater no liquidificador:
½ copo de leite desnatado;
02 colheres (sopa) de gelatina pronta de qualquer sabor;
01 colher (sopa) cheia de linhaça;
Adoçante (opcional).
Essa é uma opção prática e gostosa quando faltar frutas em casa.

Depois dessas informações ficaram animadas para consumir a linhaça ou já fazem uso dela? Me contem!

Janaína Macedo

@umafuturamagra

Matéria com participação especial de Fabiana Borrego: Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos e atua em assessoria e consultoria nutricional com a ChefNutri. Obrigada, Fabiana!

11 thoughts on “Linhaça: aposte nessa semente!

  • maio 23, 2011 em 5:11 pm
    Permalink

    Eu consumo linhaça há três anos e acho que foi uma das melhores coisas que eu fiz pela minha saúde nos últimos anos!!!

    Um grande beijo

    Resposta
  • maio 23, 2011 em 5:44 pm
    Permalink

    Eu acreditoo no poder da linhaça.. qnd comecei a fazer dieta deu mtt resultado. Sempre colocava na vitamina!!

    Bjaoo

    Resposta
    • maio 29, 2011 em 12:34 am
      Permalink

      Olá, Tatá!
      Também acredito! Meu organismo respondeu muito bem.
      É legal pensar na linhaça como nutrição, independente de emagrecimento.
      Beijos! ( :

      Resposta
  • maio 24, 2011 em 3:01 am
    Permalink

    Eu adorei saber mais sobre a linhaça, estava realmente pensando em pesquisar sobre isso. Consumo linhaça há pouco tempo, mas estou adorando.
    Estou procurando uma receita de biscoito doce com linhaça.
    Beijinhos

    Resposta
    • maio 29, 2011 em 12:38 am
      Permalink

      Olá, Kiki!

      Que bom tê-la aqui também! ( :
      Fico contente em saber que as informações da querida Fabiana foram tão úteis!
      Se eu souber da receita te aviso, ok?
      Beijos!

      Resposta
  • maio 24, 2011 em 1:57 pm
    Permalink

    É mto boa mesmo a linhaça. Principalmente pra quem tem problemas de prisão de ventre. Sempre uso batida no liquidificador com suco e tal. E tomo pela manhã.

    Resposta
  • maio 24, 2011 em 2:09 pm
    Permalink

    Oi Janaína
    Olha, minha mãe é linhaça addicted! hehehe
    Tudo dela é com linhaça, de bebida à salada.
    Ela diz que é excelente, mas eu confesso que tenho um “irczinho” uahauhauhau

    Eu super acredito no poder da linhaça, mas ainda me falta um pouquinho de coragem (e me falta largar a bobeira) pra poder começar a consumir! hehehe

    Beijão

    Resposta
    • maio 29, 2011 em 12:43 am
      Permalink

      Olá, Bárbara!
      Sua mãe está na vantagem! ( :
      A linhaça não tem gosto ruim… já provou?
      Experimente batida com leite e frutas, ou em forma de pó.
      Vale a pena!
      Beijos!

      Resposta
  • fevereiro 7, 2012 em 11:05 am
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    Ola,
    Fiquei sabendo que linhaça se consumida com leite animal ou junto com o almoço e jantar dá gases,é verdade?

    Resposta

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